top of page
Buscar

Injúria Racial x Racismo... Sabe a diferença?

Foto do escritor: ADVOCACIA LUVISETIADVOCACIA LUVISETI

Após a grande repercussão dos assassinatos do menino João Pedro e do americano George Floyd, os dois durante operações policiais, foi lançada, nesta terça-feira, dia 2, a campanha “Blackout Tuesday”, com o objetivo de ajudar na conscientização sobre o racismo. Visando contribuir para a campanha, trouxemos a definição e as diferenças de dois crimes previstos na legislação brasileira: o crime de racismo e o de injúria racial.


A injúria racial está prevista no artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal, com a seguinte redação:

Art. 140 – Injuriar alguém, ofendendo-lhe a dignidade ou o decoro. §3º Se a injúria consiste na utilização de elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência: Pena – reclusão de um a três anos e multa.

O crime de injúria racial, portanto, consiste em ofender a honra de alguém utilizando-se de elementos referentes à raça ou cor, como palavras depreciativas. Um exemplo de tal crime foi o episódio em que torcedores do Grêmio insultaram o goleiro Aranha, na época jogador do Santos, chamando-o de “macaco” durante um jogo. Cabe ressaltar que a denúncia do crime de injúria deve ser feita pela própria vítima.

Já o crime de racismo está previsto na Lei nº 7.716/89 e implica em uma conduta discriminatória que atinge todo um grupo ou coletividade. Ao contrário da injúria racial, o crime de racismo é inafiançável e imprescritível, e sua pena pode variar de 1 a 5 anos de reclusão. Nesses casos, quem deve denunciar é o Ministério Público. Algumas situações que se enquadram como crime de racismo são:

  • Recusar, negar ou impedir a inscrição ou ingresso de aluno no ensino público ou privado de qualquer grau.

  • Negar ou obstar emprego em empresa privada.

  • Recusar ou impedir acesso a estabelecimento comercial.

  • Impedir o acesso às entradas sociais em edifícios e elevadores ou escada de acesso aos mesmos.

Se você sofrer ou presenciar qualquer tipo de discriminação racial, denuncie!

Conteúdo por Rafaela Cury

 
 
 

Comments


Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós

©2018 Todos os direitos reservados à Advocacia Luviseti - Advogados Associados

bottom of page