• Foto do escritorADVOCACIA LUVISETI

Qual o prazo para limpar o nome, após o pagamento da dívida?

Ninguém quer ficar muito tempo com alguma restrição no nome. E por isso, o tempo entre o pagamento da dívida e a retirada do nome das listas de inadimplência parece uma eternidade. Mas você sabe qual é o prazo para as empresas retirarem as restrições do seu nome? A regra é clara. Após o pagamento da dívida, a empresa credora tem 5 dias úteis para retirar o nome do consumidor do banco de dados da Serasa. A empresa também precisa entregar ao cliente um recibo ou comprovante de que a dívida está quitada. O prazo acabou e ainda estou com a restrição. E agora? Se esse é o seu caso, o primeiro passo é entrar em contato com a empresa. Você vai avisar o que aconteceu e pedir a baixa do seu nome da lista de inadimplência. Caso a empresa não dê baixa no seu nome, você pode buscar órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, para fazer uma reclamação formal. Quando começa a contar o prazo de 5 dias? Essa é uma pergunta bastante comum. As pessoas se questionam se o banco ou financeira podem alegar que tiveram prazos internos para dar baixa no nome. E a resposta é: não! O prazo começa a contar a partir do pagamento da dívida.O período para a baixa só pode ser maior se o pagamento for feito com cheque, boleto ou outra maneira que depende de confirmação. Você já consultou o seu nome? Além do prazo para a baixa no seu nome, outra medida importante é consultar o seu nome. Assim, você vai ter certeza de que não existe outra dívida no seu CPF. FONTE: https://www.serasa.com.br/ensina/seu-nome-limpo/prazo-para-limpar-o-nome/